A abdominoplastia é a cirurgia plastica indicada para remover o excesso de pele no abdomen, que pode ocorrer após a gravidez ou grandes emagrecimentos. Os diferentes tipos de abdominoplastia tem sua indicação de acordo com a quantidade de flacidez do paciente, podendo ser: abdominoplastia clássica, mini abdominoplastia , abdominoplastia modificada e abdominoplastia em âncora ( em casos de pacientes pós bariátricos)…
A cirurgia de abdominoplastia tem início com a marcação prévia pelo cirurgião do excesso de pele abdominal que será removido. A cicatriz resultante da cirurgia ficará localizada na região pubiana e sua extensão ( tamanho) irá variar de acordo com a flacidez de cada paciente. Quanto maior a flacidez, maior será o tamanho da cicatriz horizontal. Para que o paciente tenha uma idéia de qual será o tamanho da cicatriz, existe um teste simples: basta ficar sentada e observar até onde vai a dobra de pele lateral na região pubiana. Essa será aproximadamente o tamanho da sua cicatriz da abdominoplastia.
Quanto maior a quantidade de flacidez presente, maior será a cicatriz abdominoplastia resultante, que poderá possuir desde uma extensão semelhante a uma cicatriz de cesariana, como é o caso da mini abdominoplastia, até a abdominoplastia clássica ou completa, quando há maior flacidez, e a cicatriz vai desde uma crista ilíaca a outra, geralmente podendo ser escondida dentro da marca de roupa íntima do paciente.
Em alguns casos, além da incisão horizontal na região pubiana, podem ser necessários uma cicatriz vertical, quando há um excesso de pele muito grande ( principalmente em pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica ), na chamada abdominoplastia em âncora. Já na abdominoplastia modificada, o paciente possui flacidez de pele, mas não o suficiente para que seja retirada até acima do umbigo. Nesse caso, no local do antigo umbigo permanecerá uma pequena cicatriz vertical além da cicatriz horizontal.
Todas essas possibilidades devem ser exaustivamente discutidas com seu cirurgião previamente à realização do procedimento, para que não hajam surpresas no pós operatório. Um paciente esclarecido geralmente possui um índice de satisfação muito maior do que aquele que não estava ciente das limitações e possíveis resultados de sua cirurgia plástica. Gostou? Ligue e agende sua consulta com o Dr Valter Hugo!