Índice do artigo: fotos | classificação | tipos de ginecomastia | tratamento cirúrgico | video explicativo
Ginecomastia é um termo médico que se refere ao desenvolvimento anormal de mamas com aspecto feminino em homens. A ginecomastia é uma condição mais comum do que se imagina, afetando até 40-60% dos homens. Em alguns homens pode afetar ambas as mamas, em outros casos apenas uma. Entre os sintomas da ginecomastia mais comuns estão: aparecimento de nódulo na região mamária, dor local e sensibilidade ao frio, principalmente nas fases iniciais.
Embora essa condição seja essencialmente benigna (os casos de câncer mamário masculino são raríssimos), a ginecomastia certamente acarreta um grande incômodo estético e psicológico, que caso seja desejo do paciente, pode ser facilmente tratado através de um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local, na grande maioria dos casos. A duração média da cirurgia de ginecomastia é de 90 minutos e o paciente é liberado logo após o procedimento, sem necessidade de internação hospitalar.
Frequentemente ouvimos falar que a maior causa para o surgimento da ginecomastia está relacionada ao uso de anabolizantes, principalmente entre os frequentadores de academia e fisiculturistas. Embora os esteróides anabolizantes realmente possam levar a um desequilíbrio hormonal que culmine no aparecimento da ginecomastia, essas não são as únicas causas responsáveis pelo seu surgimento.
Certas substâncias e medicamentos (ex: canabinóides, remédios para hipertensão, etc) e condições médicas (ex: cirrose hepática, desordens hormonais) também podem contribuir para o desenvolvimento da ginecomastia e,na maior parte dos casos (em 70% das vezes), não se observa uma causa identificável (“ginecomastia idiopática”).
Exemplos de ginecomastia: ginecomastia glandular e ginecomastia mista
A ginecomastia, principalmente na adolescência, é motivo de grande contrangimento, podendo gerar grandes distúrbios psicológicos ao paciente portador dessa condição, levando até mesmo ao isolamento social. A cirurgia plástica de correção de ginecomastia é o tratamento mais indicado para os homens que se sentem incomodados com sua aparência devido ao desenvolvimento anormal de mamas masculinas. A cirurgia para correção de ginecomastia visa remover gordura ou tecido glandular das mamas e, raramente, excesso de pele (nos casos mais graves). O resultado final é o de um peitoral plano, firme e consistente com o contorno corporal masculino.
Foto mostrando incisão periareolar inferior e o nódulo de ginecomastia retirado
A cirurgia plastica de correção de ginecomastia pode ser realizada em homens de qualquer idade que gozem de boa saúde física e emocional. Os melhores candidatos a essa cirurgia tem a pele firme e com elasticidade suficiente para se adaptar ao novo contorno corporal. Para realização da cirurgia de correção da ginecomastia são necessarios 2 exames de sangue pré operatórios: hemograma completo e coagulograma. A cirurgia é geralmente realizada com anestesia local associada a sedação oral e tem duração média de 2 horas, com o paciente podendo retornar a sua residência logo após o procedimento.
Caso o paciente apresente uma ginecomastia grave (grau 3), onde se observa grande flacidez de pele, pode ser necessário um procedimento cirúrgico de maior porte (“mamoplastia“), que nesse caso requer internação hospitalar por 24 horas e resulta em maiores cicatrizes para sua correção, geralmente no formato de um “T” invertido.
CLASSIFICAÇÃO DO GRAU DE GINECOMASTIA:
Conforme o tamanho do aumento glandular e presença de flacidez de pele, podemos classificar a ginecomastia em:
– grau 1: pequeno aumento, sem excesso de pele
– grau 2a : aumento moderado, sem excesso de pele
– grau 2b : aumento moderado, com excesso de pele
– grau 3 : grande aumento glandular , com excesso de pele
Ainda, de acordo com a sua composição, podemos dividir a ginecomastia em três tipos:
– glandular ( “ginecomastia verdadeira”) : onde temos apenas crescimento anormal de tecido glandular mamário. Durante o exame físico podemos apenas palpar o nódulo na região retro areolar, sem excesso de pele. Em alguns casos pode ser dolorosa, em situações como exposição ao frio.
– gordurosa (“lipomastia”) : nesse caso há apenas acúmulo de gordura na região, sem hipertrofia glandular. Não se palpa nenhum nódulo, pois o aumento da mama se deve apenas ao excesso de gordura localizada na região torácica.
– mista: há um aumento tanto do tecido glandular, como de tecido gorduroso na região peitoral. Está indicada a realização da lipoaspiração associada a remoção cirúrgica da glândula mamária. Caso haja flacidez cutânea, podem ser necessário uma cirurgia de maior parte para remoção do excesso de pele, como aquela que ocorre na ginecomastia grau 3.
Quando a ginecomastia apresenta apenas gordura, é realizada uma lipo através das incisões 1 e 2. Se tambem houver tecido glandular, é realizado um corte periareolar inferior ( foto a direita ).
As classificações do tipo de ginecomastia, quanto ao tamanho e composição, irão influenciar diretamente na escolha da abordagem cirurgica mais adequada para cada caso. Se a ginecomastia for predominante glandular, é realizado um corte em meia lua na região periareolar inferior, de cerca de 2-3 cm, por onde é retirada cirurgicamente a glândula (como a coloração da aréola é escurecida, a cicatriz fica praticamente imperceptível após o período de cicatrização). No caso do paciente possuir tecido gorduroso, além do componente glandular, a cirurgia pode ser associada a uma pequena lipoaspiração na região, no qual o cirurgião realiza 2 ou 3 incisões de cerca de 3 mm na área, que serão os locais de entrada para cânula de lipoaspiração.
Essa lipoaspiração possui grande impacto no resultado estético do procedimento, ao regularizar o peitoral, evitando a depressão central que comumente ocorre quando se realiza apenas a retirada glandular da ginecomastia. O resultado final da combinação da remoção cirúrgica da glândula e lipoaspiração é o de um peitoral mais plano e firme, livre do estigmatizante aspecto feminino provocado pelo aumento das mamas.
A lipoaspiração proporciona melhor resultado estético na ginecomastia ( foto )
Os pontos são retirados cerca de 7-15 dias após a realização da cirurgia de ginecomastia, e o paciente deve usar no pós operatório uma cinta elástica compressiva por um período de 30 dias, de forma a diminuir o inchaço e a formação de hematomas. Como na maior parte dos casos a cirurgia é realizada sob anestesia local, o paciente pode retornar as suas atividades profissionais já no dia seguinte, desde que a mesma não demande excessivo esforço muscular. Atividade física intensa como musculação da região peitoral pode ser retomada após 45 dias.
O resultado final da cirurgia é obtido em cerca de 3 meses ( prazo para regressão do inchaço e edemas pós operatórios ). Nesse mesmo período já se observa uma ótima evolução da cicatriz areolar, que tende a ficar bem disfarçada no contorno da aréola com o passar do tempo.
COMO É A CICATRIZ DA CIRURGIA DE GINECOMASTIA?
Em qualquer procedimento, o cirurgião plástico irá sempre procurar deixar a cicatriz o menor que seja possível. Entretanto, sempre que houver uma incisão na pele, nesse local haverá uma cicatriz, mesmo que seja discreta.
- Na maior parte dos casos, a cicatriz fica parcial ao redor da aréola (semicircular em meia lua na parte inferior) ou circular (em toda aréola) caso se busque uma redução de aréola ou redução de pele
- Cicatriz Horizontal em casos severos para retirada de pele flácida
- Pequenas incisões de 2mm ao lado da mama referente ao local da lipoaspiração.
Como toda cirurgia plastica estética, os resultados proporcionados pela cirurgia de correção de ginecomastia são realmente compensadores para o paciente, desde que as expectativas a respeito da cirurgia sejam realistas. Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência nesse tipo de cirurgia, que irão lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso e esclarecer todas as suas dúvidas a respeito desse incômodo problema..
Evolução da cicatriz de ginecomastia : 1) um dia 2) um mês, 3) um ano após
Para marcar sua cirurgia de correção da ginecomastia com cirurgião plastico Dr Valter Hugo, agende uma consulta de avaliação no tel (021) 3547-8621 ou 2284-1721. Durante a avaliação médica você poderá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia , saber o preço ginecomastia, ver fotos da cirurgia de ginecomastia, videos e irá descobrir como é facil se livrar de forma permanente desse incômodo problema estético.
2 Comentários »
Mauricio falou:
Quando eu comecei a malhar fiz um ciclo de anabolizantes e depois de 1 mês eu senti que começou a crescer um carocinho embaixo do meu mamilo esquerdo, tipo uma pedrinha. Até tomei alguns remédios pra evitar a ginecomastia , mas não teve jeito. Agora que ta meio grande eu queria tirar essa ginecomastia e gostaria de saber o preço da cirurgia com o cirurgião Dr Valter Hugo. Quanto tempo depois do procedimento eu tenho que ficar sem malhar?
# 21 março 2022 as 11:08 am
Flavio M. falou:
Eu tenho uma ginecomastia que me incomoda muito, desde a minha adolescência. Nunca tomei anabolizante, acho que é genético mesmo. Eu pesquisei e vi que o Dr Valter Hugo é especialista em cirurgia de ginecomastia. Queria saber quanto custa uma cirurgia de tratamento da ginecomastia e como é o pós operatório, se é tranquilo ou se dói muito depois da cirurgia. Aguardo resposta no meu e-mail.
# 2 abril 2022 as 4:25 pm